Relógios automáticos, como funcionam?

Relógios Automáticos

O relógio automático é um antigo companheiro dos nossos dias. Está sempre presente nos pulsos para nos ajudar a saber a hora, não nos atrasarmos e muito mais.

Mas você já parou para pensar como os relógios automáticos de pulso funcionam? Pois agora você vai aprender tudo sobre estas incríveis máquinas, que apesar de pequenas são tão cheias de detalhes.

Há muitos e muitos anos, as pessoas descobriram como montar os primeiros relógios. E com o passar do tempo, esta forma foi evoluindo a fim de encontrar jeitos de se tornarem cada vez mais eficientes.

Como funciona o relógio automático de pulso

Os relógios automáticos não precisam de baterias elétricas. Eles funcionam através do movimento constante de molas e engrenagem que se encaixam perfeitamente. Eles podem armazenar energia para se manter em movimento de duas formas distintas.

A primeira e mais comum é através da corda. Ou seja, você gira um botãozinho geralmente localizado na lateral do relógio de pulso e impulsiona todo o maquinário a funcionar por um tempo. De tempos em tempos é preciso dar corda novamente. Cada relógio possui um tempo de corda diferente.

Outra forma de manter a energia é ainda mais inovadora. Acontece com o próprio movimento de quem utiliza o relógio. O movimento do braço ao caminhar e gesticular mantém o relógio funcionando por um tempo até que a energia armazenada se extinga por completo.

Por este motivo que quando os relógios automáticos ficam guardados sem uso por alguns dias acabam parando. Afinal, sem o movimento, o aparelho foi consumindo toda a energia que estava armazenada sem ganhar novo estímulo.

Para que um relógio de corda volte a funcionar, basta girar novamente o botãozinho até que o mesmo tenha energia o suficiente para continuar o trabalho. Já os relógios de movimento precisarão ser utilizados novamente mesmo parados, para que a movimentação volte a fazer o relógio ganhar energia novamente.

Como melhorar o funcionamento de um relógio automático de pulso

A melhor forma de manter o bom funcionamento de um relógio automático de pulso é manter sua carga de bateria sempre em dia. Nos casos dos relógios de corda, sempre se lembrar de girar os botõezinhos para que o mecanismo interno não venha a perder força.

Nos casos dos relógios automáticos de pulso por movimento, indica-se o uso diário da peça para que ele se mantenha sempre com carga e sem atrasos. Outra dica é deixar o relógio bem ajustado ao pulso, para que ele consiga o melhor dos movimentos naturais do pulso ao caminhar e gesticular.

As cargas das baterias dos relógios automáticos de pulso costumam durar cerca de 40 horas e se bem cuidados mantêm o bom funcionamento durante anos e anos consecutivos sem precisar ir para manutenção. Por isso mesmo são excelentes investimentos e presentes para aquelas pessoas especiais.

Caso a carga do relógio automático de pulso esteja em dia, mas mesmo assim ele apresentar problemas de atrasos ou paradas, é preciso procurar um relojoeiro para que ele possa avaliar o problema e corrigi-lo com precisão.

Sobre a loja

A NextTime é uma loja virtual de relógios femininos e masculinos, trabalhamos com as melhores marcas nacionais e importadas. Nossa missão é garantir a total satisfação dos clientes, oferecendo os melhores lançamentos de relógios de marcas consagradas no mercado, além dos modelos clássicos mais desejados. Adquirimos nossos relógios diretamente de fabricantes, oferecendo assim os melhores produtos, com excelentes preços. Temos uma grande variedade de modelos e marcas, relógios modernos, casuais, clássicos e e

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

BORTOLUSTRI COMERCIO DE ARTIGOS DE RELOJOARIA LTDA - CNPJ: 22.389.285/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2024