Resistência a água dos relógios saiba como funciona | Relógios NextTime

Resistência a água dos relógios saiba como funciona

Publicado: 01/11/2019

A resistência a água dos relógios é real? Geralmente, sim. E a chamada prova d’água tem evoluído bastante nos últimos tempos com a evolução da tecnologia dos relógios de pulso...

Podemos destacar que o relógio de pulso também reflete o estilo de vida da pessoa, sua postura, personalidade e ocasião para combinar com a roupa e o lugar certo.

Mas, os requisitos tecnológicos atuais são um fator à parte para atrair novos clientes que podem ter a informação da hora em qualquer lugar, incluindo no smartphone que informa a hora, localização e até a previsão do tempo.

Mas, utilizar um bom relógio de pulso seguro com boas funcionalidades e resistência ainda é essencial .

A resistência a água dos relógios

Nos últimos tempos, o relógio de pulso passou a ser um item cada vez mais essencial e especial para as pessoas. Atualmente, existem modelos para todos os gostos com diferentes preços.

Os relógios são equipamentos e acessórios fundamentais que podem funcionar muito bem debaixo d’água.

Sabemos que entre tantos modelos nacionais e importados, existem os equipamentos que apresentam boa  resistência à água e os que são a prova d'água.

Eles são bons parceiros para o dia a dia e para as atividades do indivíduo, seja no lazer, em casa ou no trabalho. 

Qual a diferença entre o relógio à prova d'água e o relógio resistente à água?

Enfatizamos que os atuais relógios de pulso apresentam  inscrições que indicam o quanto eles suportam de pressão na água em ATM (unidade de pressão atmosférica).

Dessa maneira, quanto maior é a ATM, mais fundo ele pode ser mergulhado em áreas como piscina e mar.

O relógio indicado como resistente à água é indicado para o cliente que não vai deixar o relógio em contato com a água continuamente. Pois, o nível de resistência é aplicado em caso de chuva e respingos ao lavar as mãos.

Por outro lado, o equipamento à prova d'água é recomendado para quem pratica atividades aquáticas, incluindo natação e mergulho.

No caso de relógio à prova d'água, a sua vedação é planejada para determinados tipos de profundidade.

Níveis de resistência e prova d’água

Quando falamos na resistência a água dos relógios, lembramos que o ATM refere-se à unidade de pressão atmosférica que pode ser aplicada em diferentes hierarquias como listamos a seguir.

3 ATM ou 30 metros

Neste nível suporta respingos de água, como chuva ou no momento de lavar as mãos.

5 ATM ou 50 metros

Esse tipo de equipamento permite que o usuário tenha um contato um pouco maior com a água, como durante a lavagem do seu carro.

10 ATM ou 100 metros

Mesmo não sendo indicado para mergulhos em grandes profundidades, possibilita que você entre no mar e na piscina por um período mais prolongado.

15 ATM ou 150 metros

Com este nível, o usuário pode mergulhar  em profundidades maiores e também praticar esportes aquáticos.

20 ATM ou 200 metros

Neste nível, o equipamento é muito resistente, ele permite o mergulho com equipamentos em grandes profundidades.

E na água salgada?

Geralmente, esses equipamentos com resistência a água dos relógios podem ser aplicados para mergulho, porém o equipamento pode sofrer efeitos da água salgada.

A água salgada pode gerar oxidação em áreas metálicas da composição do design e dos componentes do relógio de pulso e do relógio mais esportivo.

O que fazer?

No caso de mergulhadores de água salgada, é indicado lavar o relógio em água doce ou usando água potável corrente. Posteriormente, seque o relógio com pano seco e leve.

A troca de bateria

Sendo necessária troca de bateria, mesmo para relógio à prova d'água quanto do relógio resistente à água, é indicado procurar a loja oficial ou revendedora do fabricante. Nunca procure camelôs ou qualquer estabelecimento para atualizar a bateria ou consertar relógios de alto padrão de resistência e valor de mercado.

É fundamental procurar a loja do fabricante ou autorizados, pois os anéis de borracha que vedam a entrada d'água precisam estar posicionados de maneira perfeita para não gerar rachaduras ou perda de peças internas essenciais.

A resistência a água

Falando de equipamentos com resistência a água dos relógios, nos referimos aos modelos “à prova d’água” ou “water resistant” refere-se ao fabricante ou marca de relógio que não informa um número em atm ou metros indicando a resistência à pressão de água.

Dessa maneira, quando especifica a profundidade, o modelo é resistente somente às áreas molhadas acidentais e ocasionais. Mas, caso sejam deixados em água corrente por algum tempo podem sofrer infiltração.

A medição

Podemos especificar que a resistência dos relógios é medida em condições estáticas, considerando o objeto mergulhado na água parada.

Lembramos que a velocidade da água pode exceder essa resistência quando o equipamento do relógio é atingido pelo jato de água de uma torneira.

O caso de acontecer um choque térmico, temos o risco de afetar algumas peças quando o relógio sai de uma água quente e entra na água fria.

Como achar o ATM?

O usuário deve procurar os números 4 e 7 do mostrador no relógio com as palavras e números como W/R, 3 ATM, entre outros.

Quando falamos em 10 metros ou 1 ATM, temos a proteção contra exposições acidentais à água. No caso de 30 metros ou 3 atm, o equipamento apresenta resistência a imersões breves, como ser pego de surpresa pela chuva.

Ao abordar a margem de 100 metros ou 10 atm, o equipamento pode ser usado para usar para nadar ou para praticar snorkel, o mergulho raso. Já com 150 metros ou 15 atm, temos um relógio de mergulho legítimo.

Conclusão

Portanto, além de informar as horas, o relógio reflete o estilo do usuário do relógio de pulso. Os equipamentos de mergulho podem ser maiores, com visual trabalhado ou simples.

Apresentam design com controle do tempo em situações adversas e perigosas, como no oceano, onde o usuário  chega com equipamento.

Com essa visão, vale a pena ver nossa nova coleção e escolher o melhor modelo para a sua necessidade!

 

Voltar
ASSINE
NOSSA NEWS
Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!