Dicas de conservação de relógios! | Relógios NextTime

Dicas de conservação de relógios!

Publicado: 20/12/2019

Nós da NextTime, especialista em relógios na internet, fornecemos agora uma série de dicas de conservação de relógios, que ajudarão a manter a durabilidade e o bom funcionamento do seu dispositivo, confira! 

Nós da NextTime, especialista em relógios na internet, fornecemos agora uma série de dicas de conservação de relógios, que ajudarão a manter a durabilidade e o bom funcionamento do seu dispositivo, confira!


Recomendações Gerais

Alguns cuidados básicos podem prolongar a vida útil do seu relógio, especialmente os mais antigos, colecionadores e especialistas recomendam:

Mesmo um relógio à prova d'água não deve entrar no chuveiro, a variação de temperatura pode danificá-lo;

Não durma com o relógio, uma pancada prematura na mesa de cabeceira, gaveta, pode acontecer rapidamente, é comum os botões enroscarem no lençol ou na colcha da cama;

Evite o contato com produtos químicos, incluindo perfumes ou cosméticos que possam danificar o relógio;

Mantenha seu relógio longe de campos magnéticos;

No mar, não tome banho com o relógio. O sal reduz a resistência à água, o brilho e ataca as tiras de couro. Se você esqueceu de tirar o relógio, lave-o com água morna após o banho.


Conservação de Relógios: a limpeza

Sendo um objeto frágil, um relógio deve ser manuseado com delicadeza. Para a limpeza, as partes interna e externa do relógio devem ser tratadas com certo cuidado.

Deve-se tomar cuidado para não danificar os componentes do relógio, caso contrário, o mecanismo será danificado. No entanto, é altamente recomendável não desmontar um relógio se você não souber como fazê-lo, principalmente porque essa operação requer ferramentas específicas. 

Para obter mais precauções e evitar erros, muitas vezes é aconselhável chamar um relojoeiro para limpar completamente o dispositivo. No entanto, a manutenção de um relógio pode ser feita com muito cuidado.

De um modo geral, ocorre em três etapas: desmontagem, limpeza e lubrificação. Finalmente, a última precaução a tomar durante a desmontagem, mantenha as molas no lugar e lembre-se da ordem de montagem das partes do mecanismo.

Limpando as partes de vidro do relógio

Entre nossas dicas de conservação de relógios, este passo é bastante delicado. Cuidado para não arranhar o vidro do relógio ao limpá-lo. Para fazer isso, basta pulverizar um produto especial para limpeza de vidros e espelhos em um pano de microfibra  e esfregar levemente na superfície. Também é possível usar um pouco de álcool metilado.

Para apagar a rugosidade que surgiu ao longo do tempo e outros micro arranhões, use meio pedaço de creme dental em uma almofada macia e esfregue sem forçar o vidro de forma concêntrica. A pasta de dente polirá suavemente o copo. Tome cuidado para não colocar pasta de dente em outro lugar que não seja no vidro do relógio. Os resultados são surpreendentes!

No caso de um arranhão profundo, somente a troca do vidro será possível.

Limpando as partes metálicas do relógio

Dois métodos podem ser usados para manter a parte metálica de um relógio.

O primeiro é usar uma escova seca ou se possível, um aspirador de pó portátil para remover a sujeira. No entanto, deve-se tomar cuidado para que as pequenas partes do relógio não sejam sugadas.

Em relação ao segundo método, é sobretudo necessário proteger as mãos com luvas domésticas. De fato, essa dica consiste em usar uma solução à base de água quente e amônia para limpar as peças metálicas, este tipo de produto é geralmente é facilmente encontrado na internet, é próprio para limpeza de partes metálicas.

Limpando partes de madeira

A maioria dos relógios antigos são feitos de madeira. É aconselhável manter-se muito vigilante durante a manutenção, para não danificar a madeira que se tornou frágil ao longo do tempo. Aqui estão as etapas a seguir para limpar essa parte do relógio:

Desmonte o relógio: este passo é opcional. No entanto, para obter um melhor resultado, é melhor desconectar, se possível, todas as partes de madeira do relógio.

Remova o pó:  para isso, use um pano de microfibra ou algodão previamente impregnado com um produto para remover o pó. Se não houver produto, um pano muito limpo fará o mesmo efeito.

Lubrifique a superfície: para nutrir a madeira e fazê-la brilhar, é aconselhável aplicar um pouco de limão ou azeite em um pano de microfibra e depois esfregar a madeira com este pano.

Limpando relógios à prova d'água

Embora os relógios à prova d'água sejam mais resistentes e projetados para durar mais, ainda necessitam de manutenção e uma boa limpeza, que podem ser feitos tanto por um profissional como por você mesmo, desde que leve em consideração alguns aspectos como:

Antes de iniciar uma limpeza, verifique se a coroa está encaixada corretamente;

Observe que, se o seu estojo for à prova d'água, a pulseira não será;

Use uma escova de dentes macia e levemente úmida, sabão e esfregue suavemente;

Seque com um pano macio e não abrasivo;

Tome cuidado para não expor seu relógio à umidade mais do que o necessário;

Retire a pulseira do estojo;

Use um pano macio e levemente úmido para esfregar a caixa;

Uma escova macia será útil para sujeiras mais difíceis;

Use o pano úmido macio novamente para concluir a limpeza;

Coloque o relógio sobre um um pano seco para secar


Cuidados com a Pulseira

A pulseira é outro item essencial em qualquer dispositivo, pela diversidade de modelos, cada material deve ser levado em consideração na hora de realizar a limpeza, alguns detalhes devem observados:

Pulseira de metal ou borracha: uma escova úmida e sabão serão suficientes. Seque com um pano macio e seco.

Pulseira de couro: use água limpa e muito pouco sabão em uma escova macia para desengordurar a pulseira (por fora e por dentro). Insista nas costuras. Use um pano macio para enxaguar a pulseira. Deixe secar ao ar em temperatura ambiente. É aconselhável não usar uma pulseira de couro todos os dias para permitir que a umidade do corpo evapore de tempos em tempos.

Conclusão

Para uma boa conservação de relógios alguns cuidados devem ser tomados diariamente. Em alguns casos, limpar um relógio é uma tarefa que de certo modo requer conhecimento e experiência, portanto, é melhor contratar os serviços de um relojoeiro. Embora seja mais caro, esta solução elimina qualquer risco de danificar o relógio, especialmente se for muito caro ou antigo.

Voltar
ASSINE
NOSSA NEWS
Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!